Buscar
  • AV Corporate

Implante imediato e a preservação dos tecidos

Atualizado: 25 de jun. de 2020

A área de Implantodontia vem crescendo constantemente no que diz respeito às alternativas de materiais de reconstrução óssea e técnicas de inserção dos implantes nas regiões de dentes perdidos, a exemplo do implante imediato.


Vale ressaltar que, além de todas as novas alternativas que vem surgindo na Odontologia, os profissionais também precisam dar atenção à preservação dos tecidos que estão em volta do dente, no caso o osso e a gengiva, já que essas estruturas serão as mesmas que hospedarão os implantes.


É nesse sentido que escrevemos este artigo, enfatizando a importância destes tecidos não só na presença do dente natural, como também em um implante (Ler artigo sobre doença periodontal) .


Por que optar por um implante imediato?

Quando um dente infectado é extraído, o procedimento mais comum é o de aguardar a cicatrização óssea local. Ou seja, uma nova formação de osso na cavidade deixada pelo dente removido, para posteriormente se estudar a colocação do implante.

Este processo gira em torno de 3 a 5 meses para a ‘’maturação’’ óssea em condições normais. Isto é, sem a colocação de um enxerto para a reconstrução do osso.

Logo após este período, teoricamente, o paciente está apto a receber o implante e deve aguardar mais 3 a 5 meses da cicatrização do implante com o tecido ósseo, para posterior colocação do dente definitivo.

Muitos profissionais optam por esta alternativa por conta da dificuldade em se realizar a colocação de um implante na mesma cirurgia. É justamente sobre este assunto que a equipe de dentistas da AV Corporate vem discutindo há alguns anos – a importância da alternativa de colocação de um implante imediato, ou seja, a inserção do pino logo após a remoção do dente.

Leia mais: Dentista em São Bernardo: 5 benefícios que só os pacientes da AV Corporate têm


Vantagens desse procedimento

Apesar da dificuldade por conta da cavidade óssea deixada pelo dente, as vantagens do implante imediato são relevantes, levando a nossa equipe a nunca descartar 100% esta opção.

Quando um dente é extraído, a cicatrização deste osso ocorre sem qualquer tipo de estrutura de suporte para a deposição de células de formação, levando a uma perda considerável de osso e gengiva no local, que diga-se de passagem, serão os responsáveis pela recepção do futuro implante. Ao passo que, com o implante imediato, a inserção do pino é realizada rapidamente e as células de formação óssea se utilizarão dele como suporte para a nova formação, o que faz com que o procedimento ajude o cirurgião a preservar os tecidos do paciente de uma maneira mais segura, estabilizando a arquitetura óssea e gengival.


As vantagens não param por aí, já que o paciente não precisará de outro procedimento cirúrgico, evitando assim a ministração de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e anestésicos.

Além disso, não precisaremos aguardar mais de 6 meses para a colocação do dente definitivo, como já citado anteriormente.


Avaliação antes do implante imediato

Obviamente, não podemos generalizar, afirmando com certeza que para todos os casos esta técnica será viável, até porque é necessário um planejamento prévio, avaliando quais as condições do sítio que receberá o implante imediato. Logo, avaliamos se o paciente possui algum tipo de infecção aguda ou inflamação que poderá interferir na integração entre o implante e o osso que se formará futuramente.


A nossa equipe de implantodontistas tem a conduta de manter todo o ambiente cirúrgico preparado para este tipo de situação, viabilizando ainda mais a colocação de um implante imediato no momento da remoção do dente, preservando a arquitetura gengival e óssea no local.


Lembrando que aqui na AV Corporate discutimos tudo isso com o paciente, para que ele esteja consciente do que podemos encontrar pelo caminho. No entanto, estaremos sempre trabalhando em equipe, com Profissional – Paciente para encontrarmos um equilíbrio entre a expectativa do paciente e o que é realmente viável.


Artigo por: Dr. Alexandre L. Alves ( Veja o currículo do profissional )

#dentistaemsãobernardo #implantedental #implantedentário #implanteimediato


Compartilhe este artigo nos ícones abaixo e ajude outras pessoas

11 visualizações0 comentário