Buscar
  • AV Corporate

O que é gengivite e como tratá-la?

Atualizado: 25 de jun. de 2020

O que é gengivite

Você sabe o que é gengivite? Esse é um problema muito mais comum do que se imagina. Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita nos EUA avaliou a saúde bucal de 3.742 pessoas e 47% delas tinham a doença gengival, entre os quadros leve e severo. Um resumo do estudo foi publicado no portal G1.

A seguir, vamos esclarecer os principais questionamentos sobre o assunto, para que você saiba como prevenir ou tratar esse problema. Acompanhe!


O que é a gengivite?

Entender o que é gengivite é simples, pois, a doença nada mais é do que uma inflamação na gengiva, que pode ocorrer em pessoas de todas as idades, devido ao acúmulo de placa bacteriana (cálculo salivar).


O que é e como se forma a placa bacteriana ou cálculo salivar?

A placa bacteriana é uma colônia de bactérias que se forma a partir dos resíduos da alimentação que não são eliminados durante o processo de higienização. Então, esses resíduos ficam aderidos ao dente e com a alta temperatura do organismo passam por um processo de fermentação e acabam calcificando. Ou seja, ficam endurecidos como uma placa, que já não poderá mais ser removida apenas com escovação e uso de fio dental.


Quais são as principais causas da doença?

A principal causa da gengivite é a higiene bucal feita de forma incorreta, como a má escovação dos dentes e a ausência do uso do fio dental, por exemplo. Isso gera o acúmulo de placas bacterianas, que geram a inflamação.

A gengivite também pode ocorrer por conta de alterações hormonais, como nos adolescentes que estão na puberdade e as mulheres na menopausa ou gravidez.

Pessoas que fumam, que são expostas diariamente a metais pesados, que utilizam determinados tipos de medicamentos ou que são diagnosticadas com doenças crônicas como a diabetes e a AIDS também têm mais chances de desenvolver a gengivite com mais facilidade.


Entendeu o que é gengivite? Descubra quais cuidados devem ser tomados para evitá-la

Além de entender o que é gengivite, também é importante que sejam tomados alguns cuidados para evitar o desenvolvimento da doença. Para isso, algumas ações preventivas devem ser incorporadas às rotinas diárias, tais como:

  1. utilize o fio dental antes da escovação pelo menos uma vez ao dia, principalmente antes de dormir;

  2. sempre escove os dentes após as refeições;

  3. prefira as escovas de dentes com cerdas macias;

  4. troque a sua escova de dente pelo menos a cada 2 meses;

  5. não use enxaguante sem a prescrição de um dentista;

  6. além dos dentes, também escove a língua ou compre um raspador lingual.

Quais são os principais tratamentos disponíveis?

Nos casos iniciais da doença não é necessário fazer qualquer tipo de tratamento, mas apenas melhorar os hábitos de higiene bucal. A tendência é que, com melhores cuidados, o quadro regrida. Já nas situações em que a gengivite está mais avançada, o dentista realiza uma raspagem manual ou com uso de Ultrasson acima e abaixo do contorno da gengiva e polimento dos dentes deixando-os menos ásperos.


Leia também: Limpeza dos dentes: Com qual frequência você deve ir ao dentista?


Em alguns casos, o dentista também pode receitar medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios, como a amoxicilina, a cefalexina, a clindamicina, entre outros.

Agora você já sabe o que é a gengivite, quais são as suas causas e tratamentos. Por isso, se pensar que está com essa doença, não pense duas vezes, agende uma consulta com o dentista!

Lembre-se que, quando mais cedo descobrir o que é gengivite e iniciar o tratamento, mais rápida será a cura e menores serão as consequências para o seu sorriso.

Artigo por : Dr. Alexandre L. Alves ( Veja o currículo do profissional )

#doençagengival #oqueégengivite #tudosobregengivite


Compartilhe este artigo nos ícones abaixo e ajude outras pessoas

6 visualizações0 comentário