Buscar
  • AV Corporate

Limpeza dos dentes: com qual frequência você deve ir ao dentista?

Atualizado: 25 de jun. de 2020

Limpeza dos dentes

Você lembra qual foi a última vez em que fez a limpeza dos dentes? Muitas pessoas pensam que só pelo fato de escovarem os dentes e passarem o fio dental após as refeições não precisam ir ao dentista com frequência.

Se você pensa assim, é preciso rever esse posicionamento! Isso porque a limpeza dos dentes feita por um profissional é muito mais completa do que a realizada em casa.

No consultório, o dentista poderá remover manchas e tártaros, além de identificar possíveis doenças bucais precocemente. A seguir, vamos falar mais sobre os benefícios desse procedimento e a frequência das visitas ao odontólogo. Confira!


Conheça os principais benefícios para fazer a limpeza dos dentes no dentista


Ir ao consultório odontológico com frequência é fundamental para quem deseja manter sempre um sorriso bonito, forte e saudável. Veja os principais benefícios obtidos ao fazer a limpeza dos dentes:


Diminuição do risco de cáries


Quando o odontólogo faz a limpeza dos dentes do paciente, ele realiza uma raspagem de tártaros, além de remover placas bacterianas. Tudo isso dificulta o surgimento das cáries, uma das doenças bucais mais comuns e que, se não for tratada, pode ocasionar fortes dores de dente.

Além disso, as cáries não tratadas podem progredir para a necessidade do tratamento de canal, algo que pode ser bastante dolorido. Então, convém evitar, não é mesmo?


Impedimento do avanço de doenças bucais com a limpeza dos dentes


A cárie não é a única doença que pode acometer a boca! Outros problemas como a periodontite e a gengivite podem causar danos severos, como a perda óssea e até mesmo, em casos mais graves, a queda dos dentes.

Ao fazer uma limpeza dos dentes no consultório dentário, o profissional também avaliará se há sinais dessas doenças. Caso elas sejam percebidas, o tratamento pode ser feito de imediato, evitando complicações.


Higienização da boca


A limpeza dos dentes também contribui para que o seu sorriso fique sempre bonito e saudável. Isso porque se você continuar se cuidando em casa e seguir uma rotina de hábitos saudáveis, evitará problemas como o mau hálito e a má aparência da boca.

Um sorriso bonito abre portas! Por isso, manter a higienização da boca é sempre muito relevante!


Leia também: Dores Faciais: Descubra quais hábitos estão associados ao desenvolvimento da Disfunção Temporomandibular


Entenda com que frequência você deve ir ao dentista


A frequência ideal das visitas ao dentista varia de acordo com a faixa etária e as condições de cada pessoa. Caso não esteja fazendo um tratamento que demande mais atendimentos, recomenda-se que um adulto vá ao consultório do dentista uma vez a cada seis meses, para fazer uma limpeza dos dentes e revisão.

Já as crianças com idades entre 6 e 8 anos devem ir ao dentista com um intervalo de tempo menor. Isso porque, nessa época da vida, elas estão mais suscetíveis ao aparecimento de cáries.

O mesmo vale para os idosos, que devem ir ao dentista a cada três meses, em média. A justificativa para o intervalo menor é que problemas como a xerostomia e a perda de massa óssea são mais frequentes quando as pessoas envelhecem.

E você, quando foi a última vez que fez uma limpeza dos dentes? Será que não está na hora de fazer uma visitinha ao seu dentista?

Artigo por : Dr. Alexandre L. Alves ( Veja o currículo do profissional )

#higienebucal #iraodentista #limpezadosdentes


Compartilhe este artigo nos ícones abaixo e ajude outras pessoas

24 visualizações0 comentário