top of page
Buscar
  • Foto do escritorAV Corporate

Fazer clareamento dental caseiro é uma boa ideia?

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Muitas pessoas, principalmente jovens, buscam o sorriso perfeito e por esse motivo se arriscam a usar produtos para realizar o clareamento dental caseiro sem nenhum tipo de recomendação médica.

Temos o caso da pasta/pomada de carvão ou o gel que é aplicado diretamente nos dentes e promete um clareamento instantâneo. Esse tipo de prática pode trazer incômodos desnecessários, ou até mesmo problemas irreversíveis a longo prazo, tendo em vista que todos possuem componentes químicos que alteram a estrutura dental e certamente serão absorvidos pelos tecidos moles da boca, como gengiva, lábio, bochechas e língua.


Produtos de clareamento dental caseiro


Dentre os produtos mais usados para ‘’fugir” do consultório dentário e realizar o clareamento dental caseiro estão o creme dental, pó de carvão ativado ou muito pior que isso, o carvão comum, além de “tiras adesivas”, água oxigenada e outros.

É muito importante ressaltar que ainda que algumas marcas estejam disponíveis no mercado com a aprovação da ANVISA, grande parte não possui mais de 10 anos de estudos e testes, o que empobrece demais o conhecimento real sobre estes produtos.


Carvão ativado em pó


Entretanto, devemos ser francos e ter discernimento para enxergar por detrás das embalagens. Por exemplo, a apresentação comercial do carvão ativado vem em pó para clareamento dental caseiro, e basta pegá-lo na mão para perceber que sua consistência é muito similar à areia.

Isso faz dele um produto extremamente corrosivo para a superfície dental, podendo causar sensibilidade e até mesmo desgaste do esmalte dentário a longo prazo.


Tiras adesivas


Seguindo a lista, as ‘’ tiras adesivas ‘’ que mal fixam nos dentes, despejando o ácido pelos tecidos e perdendo efeito rapidamente e por fim os bochechos com água oxigenada que é um produto com uma concentração ácida altíssima, que pode causar descamações graves nos tecidos moles.

Na AV Corporate, orientamos os pacientes sobre estes malefícios e evidenciamos a diferença do resultado de um clareamento feito com o auxílio de um profissional para o clareamento dental caseiro com esses produtos. Os resultados dos produtos caseiros são quase que imperceptíveis.


Clareamento dental em um consultório odontológico


Falando a respeito do clareamento em consultório odontológico, todos os produtos existentes no mercado são ácidos e agem por desidratação, ou seja, basta uma boa hidratação através da própria saliva que o dente volta a se reidratar sem perder o branqueamento.

Existem algumas ressalvas a se fazer antes de realizar este tipo de clareamento, pois se o paciente possui sensibilidade, a mesma pode aumentar caso não seja feito um tratamento pré e pós-clareamento, com produtos que protegem as camadas que entram em contato com o ácido.

Além disso, se o paciente possuir muito tártaro, ou cálculo salivar, as pequenas colônias de bactérias calcificadas que se aderem ao dente impedirão a penetração do ácido, podendo comprometer o resultado do tratamento.


Opções de tratamento


Clareamento dental caseiro

O profissional executa moldagens dos arcos superiores e inferiores, envia a um laboratório para confeccionar uma placa de silicone no formato dos dentes do paciente, de forma que ele possa aplicar o produto nesta ‘’plaquinha”, mantendo o contato com o dente, sem despejar o ácido no meio bucal.

O paciente deverá aplicar o produto nesta placa durante algumas semanas para obter um resultado efetivo e duradouro. Com esta opção se obtém bons resultados com um custo menor. E é bem diferente do clareamento dental caseiro sem orientação de um especialista.


Clareamento Combinado

O profissional executa moldagens dos arcos superiores e inferiores e auxilia o paciente a executar o clareamento dental caseiro. Porém, associado a este procedimento, o profissional poderá fazer aplicações em consultório com produtos de concentração mais alta, tendo em vista que o paciente estará supervisionado e as sessões duram pouco tempo.

O clareamento de consultório poderá ser feito com ou sem laser. Atualmente existem produtos para ambas opções. Esta alternativa é excelente e com certeza trará resultados mais efetivos e duradouros. Estas são as alternativas utilizadas pelos especialistas da AV Corporate. Por que não fazer somente o clareamento de consultório? Caros amigos, não existem atalhos, o clareamento de consultório possui bons resultados a curto prazo, porém, o que temos observado é que ele se perde mais rápido. No entanto, quando associado ao tratamento caseiro, a durabilidade do branqueamento se estende muito mais.



Artigo por : Dr. Alexandre L. Alves ( Veja o currículo do profissional )


Compartilhe este artigo nos ícones abaixo e ajude outras pessoas

37 visualizações0 comentário
bottom of page