PERIODONTIA

O que é Doença Periodontal?

É uma doença que pode ocorrer silenciosamente causando infecção nos tecidos que suportam os dentes (gengiva, osso alveolar e fibras do ligamento periodontal).

É uma das principais causas de perda dentária em adultos. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) ao redor dos dentes, entretanto, outros fatores como os citados a seguir também podem afetar a saúde gengival: fumo, estresse, diabetes, medicamentos, genética, gravidez, bruxismo, doenças sistêmicas.

Como podemos identificar a presença da Doença Periodontal?

Os principais sinais são verificados na gengiva:

  • Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental

  • Aspecto inchado e brilhante

  • Cor mais avermelhada

  • Presença de pús

  • Alteração do seu formato e contorno irregular

  • Mobilidade dentária

  • Mau hálito

  • Presença de tártaro ao redor dos dentes.

 

Tratamento:

O tratamento dependerá do tipo e do estágio que se encontra a doença periodontal.

As opções de tratamento incluem:
Raspagem para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e alisamento para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando assim a aderência da placa bacteriana.

Cirurgia periodontal, quando as opções anteriores (raspagem e alisamento) não deram resultado satisfatório. Normalmente ocorre em casos de bolsas periodontais profundas.

Terapia periodontal de suporte (manutenção):
A manutenção é um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Esta fase avançada do tratamento irá permitir ao periodontista avaliar sua saúde bucal e certificar-se que seu periodonto permanece saudável.

Prevenção:
Para ajudar a proteger contra a doença periodontal, é fundamental prevenir a formação da placa.

Lembre-se de fazer visitas regulares ao dentista, além de uma higienização oral correta (escovar os dentes e usar o fio dental diariamente).

download.jpg