FACETAS LAMINADAS E LENTES DE CONTATO

As Facetas e Lentes de Contato , ao contrário do que muitos pensam , não são um tratamento apenas estético . Nada é somente estético ( ou seja , apenas por aparência ) quando envolve algum fator emocional ou psicológico.

Quando citamos estes dois fatores , muito provavelmente é porque a autoestima do paciente em relação ao seu sorriso já está abalada de alguma forma . É claro que estas não são as únicas alternativas e cada paciente terá uma espécie de direcionamento específico para o seu caso . Como exemplo , não podemos inserir diretamente uma faceta ou lente de contato em um dente cujo desgaste seja tão grande , que não proporcione suporte suficiente para que estas próteses durem anos a fio . Para este caso, muito provavelmente a opção seria uma coroa , que corresponde a um dente inteiro ( menos sua raiz ) . 

Basicamente , existem 2 tipos de materiais para a execução deste trabalho :

 

1 - Resina  : Um material que possui menos resistência , menos estética e durabilidade consideravelmente menor do que uma cerâmica . No entanto, não deixa de ser uma alternativa e pode ser realizada de 2 maneiras : 

 

a ) Resina Direta : Reabilitação de um ou mais dentes,  executada na hora pelo profissional , mediante um planejamento , sem a necessidade de moldagem e envio para laboratório ;

 

b ) Resina Indireta : Reabilitação de um ou mais dentes,  mediante um planejamento mais extenso , pois envolverá mais de uma sessão e necessitará de moldagens e trabalho laboratorial ;

 

 

2 - Porcelana - Nesta opção o paciente terá muito mais segurança , mais durabilidade , estética e resistência , principalmente porque os métodos e materiais atuais encontram-se mais avançados e mais seguros . Além disso , a cerâmica apresenta uma gama de opções de tipos de metairias , que serão selecionados pelo profissional ,  conforme a necessidade estética e funcional do paciente. Exemplo :

 

Cerâmicas aluminizadas

Cerâmicas infiltradas por vidro

Cerâmicas reforçadas por leucita  

Cerâmicas reforçadas por dissilicato de lítio 

Cerâmicas com alto conteúdo de cristais

 

 

Vale sempre consultar o seu Dentista sobre as vantagens e desvantagens de cada material , para entender qual a melhor opção para o seu  caso.